PROJETO MENTES BRILHANTES

O projeto tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento de protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir de interesses, demanda e potencialidades dessa faixa etária. Atendendo a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos no período alternado ao escolar, em conjunto com o processo de escolarização, possibilitando desenvolvimento integral.

Objetivos

Tem por objetivo oferecer a criança e ao adolescente um espaço lúdico, acolhedor onde possam se socializar fortalecendo a autoestima, cooperação, criatividade e afetividade, assim ampliando o conhecimento cultural, educacional e social e o fortalecimento de vínculos afetivos e familiares. Serviços para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resinificar vivências de isolamento e de violação de direitos, como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de risco social.

Atividades

A realização de atividades físicas é importante na aquisição de habilidades psicomotoras, para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia das crianças e dos adolescentes.

As brincadeiras e os jogos estimulam a criatividade e fomentam a participação da criança em grupos de amigos. Isso lhes conferirá a capacidade de entender o comportamento de outros indivíduos e de corresponder a eles dentro dos padrões sociais em que vivemos.

Discussão, debates, reflexões a respeito de questões diversas da sua realidade e do mundo que os cerca, passeios visitas, identificação de ações de caráter inclusivas, visita a centros culturais e bibliotecas, inclusão de aulas de língua estrangeira.

Atividades de integração que levem ao entrosamento e despertar do grupo na busca pela sociabilização e crescimento individual da criança e do adolescente no meio em que vive. Educação ambiental – Disseminar a importância da conscientização nas crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente, realizando ações efetivas de reciclagem e de mudança da realidade local.

Trabalhar de forma espontânea e auto expressiva, enfatizando o potencial da imaginação criadora com grande oferta de oportunidades para despertar o interesse e complemento da aprendizagem, para que possam desenvolver um percurso de experimentação pesquisa e investigação artística.

Cantos e Músicas diversas que resgatem a realidade coletiva e individual tendo por fundamento desenvolver desde a letra até a mensagem a ser distribuída, despertando a consciência de identidade cultural.

Complemento a fim de melhorar o rendimento escolar, utilizando técnicas de construção e conhecimento diverso do convencional, a partir de dinâmicas e jogos interativos aplicados ao grupo.

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em especial

Esta oficina busca realizar o resgate da dignidade e promover a inclusão social por meio do esporte. O golfe ainda é visto como um esporte de elite e as pessoas pensam que apenas classes A e B tem acesso, porém com essa iniciativa crianças de outras classes sociais podem praticar o esporte.

No momento em que apresentamos esta modalidade para as crianças da comunidade elas outras coisas também, como o respeito a regras, bom convívio social, além de trabalhar a relação com a ansiedade.

O Golfe é um esporte que teve sua criação na Escócia medieval, o jogo consiste em os jogadores arremessarem a bolinha utilizando um taco de madeira ou de ferro, em um campo gramado dividido em quatro zonas principais: saída, o fairway, o rough e o green. Um campo de golfe tem em 18 buracos, o objetivo do jogo é acertar o buraco com o mínimo de tacadas possíveis.

O XADREZ É UM jogo que simula o conflito entre dois exércitos, cada qual composto de 16 peças passíveis de movimento em tabuleiro subdividido em 64 casas, e disputado com a utilização de intenso raciocínio lógico e estratégico. Além disso com os jogos em equipes também pode ser utilizado como desenvolvimento social.

Nesta oficina é dada a oportunidade ao jovem de adquirir conhecimento em reparos de smartphones e tablets, tanto na parte lógica como: Restauração e instalação de software (programas e aplicativos) e também a realizarem reparos em componentes internos do aparelho.

As atividades são elaboradas e desenvolvidas por um facilitador com vivência na atuação como técnico em reparos, fazendo com que os participantes possam entender os conceitos de tecnologia mobile e assim conseguirem executar com eficácia reparos em seus aparelhos e possivelmente no futuro possa ter a oportunidade de empreender e gerar renda para si mesmo construindo um negócio na área.

Nesta atividade o facilitador convida o público nas faixas etárias: infantil e pré-adolescente para descobrir uma fantástica aventura pela língua inglesa, onde cada um pode experimentar a oportunidade de conhecer um pouco desta linguagem. Como por exemplo, descobrir o nome de uma determinada fruta em inglês e sua pronúncia, fazendo com que desperte o gosto em descobrir e poder dar início em uma língua falada no mundo todo. Funciona da seguinte maneira: O facilitador apresenta o objeto, diz como é o nome deste em inglês, demonstra como se escreve e sua pronúncia! A intenção é fazer que a criança tome gosto por esse aprendizado despertando o interesse em aprender uma nova linguagem de uma maneira lúdica e divertida.